SOBRE MIM

Na "escola" da vida urbana fiz workshops em pintar quadra de futsal na rua de casa e depois arrancar a capa do dedão do pé jogando bola nela; em fazer carrinho de rolimã e quase arrancar os dedos das mãos tentando segurar um pseudo freio morro abaixo nessa geringonça; além do minicurso de desenho de vias e ciclovias pra brincar de "trânsito" com uma Caloi Ceci e conquistar algumas cicatrizes ralando o joelho nos tombos pelo asfalto. Nessas oportunidades, troquei papéis de carta, inclusive perfumados, de cuja marca gráfica nunca me esqueço, brinquei de adedanha e passa-anel. Em dias de chuva, juntando alguns brinquedos e cordinhas, desenvolvi um monta-carga, de 50cm2, que ligava minha casa e a casa da Vó (logo acima) pra enviar e receber as tupperware's cheias e vazias que ela e minha mãe trocavam diariamente subindo e descendo escadas.

Na "escola" da vida rural, fiz cursos intensivos de manejo de minhoca e lambari – a primeira eu apanhava para pescar o segundo; aprendi técnicas tradicionais de beber água na bica com folha de taioba, colhida logo ao lado do brejo, e de tirar o leite da vaca sem injuriar a bichinha (esta sem muitas aulas práticas).

Paralelo a isso, descobri grande interesse por construir cabanas de bambu pelo pomar da roça e quintal de casa. Montei inúmeras sob minha própria técnica vernacular empírica em cujas especificações de materias incluí cobertura e fechamento com folhas de bananeira. Na finalização da obra, que incluía decoração, eram usadas garrafas pet cortadas para os vasinhos de flores do campo, colhidas logo ali, além de pedras, restos de madeira e galhos de goiabeira (que são resistentes e bonitos) pra fazer a mesa de centro e os armarinhos.

Preparada o bastante, aos 10 anos, concluí meu primeiro projeto decente: minha futura modesta residência. Algo dizia nisso tudo que eu seria advogada (contém ironia!), mas escolhi trabalhar com o sonho das pessoas de ter um lar e, principalmente, de se sentirem acolhidas e representadas dentro dele!

Anos mais tarde, me formei em Arquitetura e Urbanismo e hoje "tenho duas mãos e o sentimento do mundo." (CDA)
Mariana Barbosa - Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e especialista Master em Arquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação (2013).

 

CONTATO

Rua Leopoldina, 806/ 205.

Bairro Santo Antônio. BH/MG - 30.330-230

 

Rua Mestre Emílio, 554.

Centro. Itabira/MG - 35.900-237

 

contato@maribarbosa.com

Tel: + 55 31 33175875

Cel: + 55 31 986447872

  • LinkedIn Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black

Seus detalhes foram enviados com sucesso!