"É nos pequenos frascos..."
"... que se encontram os melhores perfumes." O desafio dos pequenos apartamentos cria uma ótima oportunidade de tornar o ambiente mais funcional e customizado.
A necessidade de se planejar cada detalhe dos ambientes, especialmente deste apartamento, criou a oportunidade de deixá-lo extremamente funcional e com muita identidade para o casal idealista que aí mora: Renata e Paulo Cezar.
O espaço mais social do lar está agora bem preparado pra receber os amigos!
O projeto da sala conjugada se iniciou com algumas limitações que vêm da área reduzida, cerca de 11m², e dos acessos que levam a vários fluxos cruzados. Todas as paredes do ambiente, com exceção de apenas uma, onde situou-se o sofá, têm aberturas de portas ou janela. E, nesta situação, o melhor foi integrar o ambiente de estar com o de jantar tornando a sala uma só, o que proporcionou mais liberdade de uso. Afinal, tomar um bom vinho no jantar, assistir jogos de futebol sentados ao balcão de um bar e relaxar assistindo um cineminha, são coisas bem gostosas de se fazer também no conforto de casa!
Para tanto, começou-se pela mesa. Um tampo errado que gerou uma nova ideia! Resultado de um corte equivocado, o tampo reaproveitado definiu o partido da estrutura da mesa. Desenvolvida em chapa de aço a base da mesa foi desenhada de forma a criar dois ambientes distintos, porém integrados: um para refeições e outro para tira-gostos e bebidas.
O painel da TV, instalado na parede que divide a sala com cozinha e corredor, toma forma como se descolasse desta para criar um nicho onde os pequenos ambientes ainda nos permitem trabalhar volumes: no espaço aéreo! O volume criado abriga os aparelhos de TV e DVD (com a devida inclinação).
Coroando este projeto, veio o aparador criado para hospedar a adega e as taças de vinho. E, mais uma vez, a boa solução foi otimizar o desenho do móvel ao pequeno espaço e ali instalar o porta-guarda-chuvas e uma gavetinha para as documentos. Tudo integrado e bem aproveitado.
Bacana né?! Pode curtir!
Projeto feito de Abril a Julho/2013.
Vista a partir da janela.
Vista a partir da porta de entrada.